| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
No_Nick
Joined: 19 Nov 2005 Posts: 122 Location: Praia da Vitoria, Açores
|
Posted: Sat Jan 26, 2008 4:09 pm Post subject: Segurança no Linux |
|
|
Bem eu queria basicamente tirar algumas duvidas sobre o Linux... e vou começar com duas simples:
1) Porque é q o Linux é tao seguro quanto dizem se nao tem grandes Anti-Virus, e se nao há gente que ganhe a vida a tornar o Linux seguro (leva-me à minha segunda pergunta)?
2) Se o Linux é open source quer dizer q ninguem lucra com ele? Entao porque é tao bom e avançado e principalmente seguro? Basicamente se nao ha gajos 24/7 a trabalhar no SO como pode ser tao bom?!
Hmmm tao umas perguntas um tanto ao quanto repetitivas e mal explicadas, but you get the point... so answer! |
|
| Back to top |
|
 |
Thrustmaster

|
Posted: Sat Jan 26, 2008 5:19 pm Post subject: |
|
|
1 - O linux é seguro devido á maneira como está feito o sistema operativo, e existe pessoas que ganham a vida a tornar o linux melhor. O que faz o linux ser bastante seguro , é como disse em cima, a maneira como foi construido.
pra ja não aceita executaveis, depois tem ums sistema de admin diferente windows ( até ao xp ). Nisso eu tenho que concordar o vista copiou o sistema de contas do linux claramente xD.
2 - O facto de ser open source apenas que dizer que é livre não precisas de pagar para o utilizares, e podes edita-lo. E ele é bom , na minha opnião não é avançado, e é seguro. Ele é tão seguro porque na sua gestão de contas de utilizadores, existe as contas normais a conta de admin , e uma conta de superadmin. Mesmo sendo admin tu só podes fazer alterações de alto nivel ( alterações principais do OS ) se fizeres login temporario na conta superadmin, sendo assim dificilmente é possivel alterar registo, instalar programas, correr scrip's o que quer que seja sem a tua permisão. E o Windows vista neste momento é exactamente igual, tendo algumas alterações a base é a mesma. Por isso é que não é preciso antivirus bons em linux porque ele proprio dá conta de si |
|
| Back to top |
|
 |
No_Nick
Joined: 19 Nov 2005 Posts: 122 Location: Praia da Vitoria, Açores
|
Posted: Sat Jan 26, 2008 5:52 pm Post subject: |
|
|
| Hmmm percebi melhor, mas já agora... eu pensava q linux corria exes... entao ele é mais ou menos como o Mac OS q nao corre exes e tem outra extensão para as suas aplicações? |
|
| Back to top |
|
 |
Thrustmaster

|
Posted: Sat Jan 26, 2008 6:06 pm Post subject: |
|
|
A base do Mac OS X é a mesma do linux, a base dos dois é Unix, cada um com alterações e um GUI diferente..
Mas a base é a mesma |
|
| Back to top |
|
 |
No.Mercy A.K.A. The Tyrant

|
Posted: Sun Jan 27, 2008 8:16 am Post subject: |
|
|
Exactamente. A parte do superadmin é que é bem overpower, porque só podes ter acesso a ela com essa conta, ou com os famosos /sudo na consola. Porque de resto, ele simplesmente bloqueia.
Acho também que o que o faz ser famoso é que devido à sua construção, processa dados melhor. Daà usarem-no muito para servidores.
Ele ser livre, é mais a parte do código do OS em si. Há versões pagas, so que como usam a mesma base, e estão ao abrigo dos Creative Commons (ou talvez esteja errado e seja outra lei) não as podem "segurar" e por isso têm de manter o source code aberto.
Mas não posso ser muito mais especifico. Afinal de contas, sou engenheiro biológico. xD _________________ You can choose to live your life in peace, or I can make you live your life in pieces. |
|
| Back to top |
|
 |
|